Blógico!

Pensamento, cultura, artes, boas notícias

…Alguém na escuta?

Antes que digam que a Internet cria necessidade de comunicação instantânea que não existia antes dela, quero lembrar da “Linha”!: Lá pelos idos de 1990 alguém descobriu que determinados números de telefones, além de nunca serem atendidos, sempre davam linha cruzada!
Foi o começo de uma onda que durou pouco, mas deu o que falar. A garotada ligava por exemplo para 110, ficava aquele sinal de “chama-chama ninguém atende” e o povo ia se falando, cada um com um apelido que usava sempre. O início de conversa era padrão: “Megatom na linha, alguém na escuta?” – “Positivo Megatom, Gatinha na escuta, fala de onde?”… Códigos compartilhados serviam para dar o número do telefone para o outro, caso quiséssemos nos conhecer melhor. Não demorou muito pro negócio virar febre e logo haviam os encontros da Linha, cheguei a participar de uns dois ou três.

Era de um desses que eu ligava!Era de um igualzinho a esse que eu ligava. Algo tão arcaico e limitado geograficamente, com tanta adesão em tão pouco tempo, prova que a vontade de comunicar estava latente na juventude carioca antes da chegada massiva da Internet, que naqueles tempos era coisa de ficção científica ainda. Nós queríamos nos falar, nos conhecer, nos apresentar… só não tínhamos os meios para isso.

Alguns apelidos ficaram “malditos”, diziam que era gente da Telerj (cara, to ficando velho mesmo!) infiltrada pra descobrir quem exercia a atividade ilegal de falar no telefone sem pagar por isso. “Paquita” era um desses espiões, e os códigos que usávamos para trocar os telefones reais e fazer amigos mudavam a toda hora. Bem gostoso o clima de clandestinidade, mas as linhas cruzadas logo saíram do ar e nossa geração teve que esperar mais alguns anos pra tagarelar usando nicks.

Eu era o “Megaton” – conheci um “Mosquito”, nunca falei com uma “Gatinha” e fugi da “Paquita” uma vez. Bons tempos aqueles, mas os de hoje são muito melhores!

Anúncios

30-01-08 - Posted by | Crônica geral

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: