Blógico!

Pensamento, cultura, artes, boas notícias

Verdade crua

O último grande ato terrorista de invasão territorial covarde (chamado eufemisticamente de “guerra do Iraque”), perpetrado pelo Império Romano (ops, desculpem, pelos Estados Unidos da América) teve o apoio escancarado da grande mídia daquele grande país. A auto-censura imposta pelos meios de comunicação de massa tornou a guerra o mais limpa e, como dizem os generais, “cirúrgica” diante dos olhos d emilhões de cidadãos atemorizados.

Os EUA são realmente um país incrível, com inúmeras lições de democracia, participação, tenacidade, pragmatismo e persistência que o mundo pode aproveitar, além de ser a terra do Blues, mas cá entre nós o vício desse país (veja bem, não digo o vício desse povo) por petróleo e guerras já se tornou o maior incomodo e atraso dos últimos dois mil anos!

Nos noticiários oficiais a imagem da guerra era uma, enquanto que nos campos de batalha a situação era bem diferente. O que salvou a opinião pública norte-americana de ser completamente vitimada pela mentira foram os blogs de jornalistas que, sob pseudônimos, publicavam tudo o que as grandes redes cortavam. Assim, mais uma vez, a presença nua e crua da guerra fez com que a rejeição a ela se tornasse um fator determinante para a queda de popularidade do governo.

Hoje, depois dos alvoroços iniciais e já com as taxas de mortos em queda, pouco se fala sobre a situação real do Iraque e de seu povo, que sofreu sob o jugo de Saddan Bush, e agora sofre sob a mão de ferro de George W. Hussen. Tornaram-se outra vez invisíveis as maiores vítimas, as do lado fraco da corda.

A blogosfera, democratizante e universal, traz outra alternativa a este isolamento midiático por que passam os esquecidos: O blog Inside Iraq (em inglês) é feito por jornalistas que moram em Bagdá e cidadãos daquela explendorosa cidade. Vale conferir, visitar, revisitar, linkar, comentar, respeitar, divugar… e conferir outra vez.

Anúncios

22-03-08 - Posted by | Crônica geral

1 Comentário »

  1. Vale conferir a situação das mulheres no Iraque, que beira a falta de humanidade. Não estou aqui para levantar bandeira, acho realmente q temos q cuidar da nossa casa antes de cuidar da casa dos outros, mas aqui no Brasil principalmente no nordeste as mulheres sofrem com o descontrole da natalidade e analfabetismo, mas no Iraque estão sendo estupradas e excluídas e mortas sem q ninguém faça absolutamente nada. As mulheres estão abandonando os espaços públicos e sendo obrigadas a usar véu por causa das ameaças dos fundamentalistas e há menos mulheres frequentando escolas devido ao medo (isso á um passo para trás, para quem ñ conhece ñ sabe oq é para estas mulheres dar um passo como frequentar escolas).(A ANISTIA INTERNACIONAL TENTA…MAS FAZER ALGO…ESTA LONGE.)

    Comentário por Alle | 04-04-08 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: