Blógico!

Pensamento, cultura, artes, boas notícias

Inclusão real – O outro lado da moeda

É lindinho imaginar o mundo em que cada indivíduo estará integrado à Rede Mundial (que já não é uma rede de computadores, mas uma rede de comunicação, pois que abrange computadores, telefones, geladeiras, portas, cafeteiras…) mas fico espantado quando vejo a banalização de expressões generalizantes como “todos vão poder…”, “todos vão estar…” ou “todos vão ter…”

Impera nas classes média e alta a sensação de que “todos” têm acesso à rede de computadores e suas facilidades – isso é fruto do pensamento auto-centrado e excludente que nos faz esquecer daquela pequena parcela de 94% da população mundial que nunca entrou na internet, ou dos 50% que nunca falaram ao telefone. Isso mesmo, metade das pessoas no mundo nunca falou ao telefone!

Então, antes de nos regozijarmos com este admirável mundo novo, vamos pensar um pouco naqueles que estamos deixando para trás, nos escombros do mundo velho. Não há como todos terem celulares de última geração, carros ou tudo que a publicidade promete – mas há como todos terem conforto, há como ninguém ter necessidades básicas não atendidas. Basta que não nos deixemos iludir por promessas de luxo, que não nos deixemos anestesiar por ilusões vendidas a cada dia de que o acesso à informação é universal… NÂO È! Basta ver o trabalho hercúleo que entidades como o Comitê Pela Democratização da Informática tem para disseminar o acesso aos novos meios, ou abrirmos os olhos para a verdade nua e crua de que, enquanto eu estou no ar-condicionado blogando para meia dúzia de pessoas esclarecidas, há uma multidão interminável de abandonados e esquecidos, para quem viramos as costas todos os dias, que sequer têm comida todos os dias ou água encanada em casa.

Movimentos como as Blogagens Coletivas são importantes para organizar e mobilizar aqueles que podem fazer algo, contanto que não se limitem a fazer com que alguns escrevam parcas linhas (coerentes ou não) sobre essa indignação tipo mosca-sem-asas (que não ultrapassa a janela de nossas cassas).

Piraí é uma cidade pequena do interior do Estado do Rio em que as escolas públicas têm tecnologia de ponta em profusão e não sofrem roubo ou depredação, pelo simples fato de que todos têm acesso a esta tecnologia, oferecida com base pedagógica e política. Lá, o pescador acessa a rede em terminais públicos para saber das marés e a faxineira da escola, onde cada criança tem seu computador pessoal para os estudos, busca receitas e confere os e-mails.

Patrícia Saldanha, pesquisadora que estudou aquela cidade digital para seu doutorado, ao perguntar à faxineira se ninguém roubava as máquinas, ouviu a brilhante resposta: “Quem vai roubar, se todo mundo usa?”

Democratizar tecnologia não é ter à venda os celulares mais avançados da Claro, é garantir acesso de forma planejada e com participação intensa da sociedade Civil, como se vê em Piraí.

Então quando alguém me diz “incrível, hoje todos têm acesso à informação de forma instantânea” eu respondo – “Pelo menos em Piraí, todos têm sim”

Para que todos tenham tudo,
tudo deve ser de todos.

Veja o programa de André Trigueiro sobre a experiência de Piraí.

Site de Piraí – Cidade Digital

Portal da Inclusão Digital do ME

Pbl.

Créditos das imagens
Site da Prefeitura do Rio – POrtal da Inclusão Digital
Blog PanTec – provavelmente copiada de alguma agência de notícias
Site do Comite pela Democratização da Internet


Anúncios

02-04-08 - Posted by | Ciência e Tecnologia, Crônica geral | , , , , ,

3 Comentários »

  1. muito bom este post!!! adorei tbém o post do suicídio divertido. tenho um amigo que tbém é filho de primos-irmãos, ele é daltônico e tem o apelido de “Débil”, mas estou certa de que não tem nada a ver com seu dna hahahehe

    Comentário por ju k | 02-04-08 | Responder

  2. sabe quando vejo fotos como estas desta criança…me perco um pouco do que eu estava lendo ou pensando…,to nem ai se a população do mundo tem acesso a Internet ou ñ se falam ao telefone ou ñ,queria que toda ´´população´´ do mundo tivesse acesso a um teto,comida e saude,pq em vários lugares (e ñ precisa procurar na África) aqui no Brasil esta foto e pura realidade de muitas crianças e adultos.

    Comentário por alle | 02-04-08 | Responder

  3. Bom blog kra! continue assim!
    desejo muito sucesso!

    abraço

    Comentário por Brenno | 02-04-08 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: