Blógico!

Pensamento, cultura, artes, boas notícias

Olhar privilegiado

 

Imagem do site www.et-blitz.de

Imagem do site http://www.et-blitz.de

A pergunta que eu mais ouço em minha vida é:”Como é que você enxerga as coisas? Como vê o mundo?” Só porque eu olho de lado para focalizar melhor, só porque parece interminável a lista de “problemas” de visão que eu carrego, as pessoas parecem não acreditar na resposta óbvia que sempre dei, de que  vejo o mundo exatamente como todo mundo o vê. Mas de uns tempos pra cá tenho respondido mais enfaticamente – Vejo o mundo melhor do que muita gente, tenho uma visão privilegiada!

 

A miopia me permite ver o conjunto de formas e sombras aonde as pessoas “normais” ficam presas aos detalhes;

A carência de pigmentação no fundo e olho me torna sensível às cores e capaz de desmembrá-las em sua composição (além de me dar este charmoso tom verde aos olhos);

O nistagmo faz com que, ao tremer, o olho capture inúmeros ângulos da mesma imagem quase que simultaneamente, tornando minha percepção um tanto cubista;

A fotofobia, causando entrada extra de luz, me confere maior sensibilidade às variações de luminosidades e ao próprio comportamento dos raios luminosos em sua eterna dança na formação de imagens e texturas;

O astigmatismo, por dificultar o foco no centro da visão (por isso muitas vezes olho de lado) me fez desenvolver um campo visual avantajado (fato esse comprovado por exames), de modo que enxergo tudo em “widescreen”.

Ainda há alguma outra coisa que a ciência não explica, responsável talvez por essa minha insistência em ver o lado bom, lindo, apaixonado da vida.

Com tantas dádivas da natureza, ainda tem muita gente que não entende como nem porquê me tornei programador visual, desenhista, tratador de imagens e fotógrafo! Mas não é óbvio ???!!!

 

Pbl.

22-04-09 - Posted by | Arte, Design, Foto, Crônica geral, Espelho meu

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

