Blógico!

Pensamento, cultura, artes, boas notícias

Sensacional !

Uma dos principais propósitos do Blógico está expresso no termo “Boas notícias”.

A doutrina não oficial do “má notícia é que vende jornal” chega a ser repudiada por representantes da imprensa mas continua definindo pautas, profundamente arraigada na atividade de informar. O sensacionalismo pode ser muito mais sutil do que as manchetes ensanguentadas de jornais populares e finca bandeiras muito além da “imprensa marrom”. Muito se pensa que este mundo está perdido porque só se vê desgraça na TV; é a mesma coisa que acreditar que o mundo é belo porque Papai Noel nunca esquece das criancinhas.

É muito mais fácil do que se imagina fazer um conteúdo baseado em notícias positivas, sem deixar de se falar nas coisas horríveis que acontecem. Até estas têm seu lado bom (ou uma boa solução que possa ser sugerida). A imprensa oficial de massa é refém do ciclo vicioso de impactar indivíduos cada vez mais acostumados a impactos. O resultado é o esdrúxulo tido como única forma de chamar a atenção.

E não se trata de uma questão de “padrão de qualidade” – a rede Record cresce em audiência imitando o padrão Globo enquanto a Globo apela para conteúdo mais impactante no Jornal Nacional, importando a lógica do sensacionalismo popular para o horário nobre.

Felizmente o Blógico não é o único endereço na net que se preocupa em mostrar o lado bom da vida. Blogs como o Somente Boas Notícias O Brasil que dá certo, além do site do incomparável jornalista André Trigueiro, o Mundo Sustentável, são a prova de que a esperança está viva.

Acesse, se inspire, marque como favoritos, passe adiante e esqueça essa falácia de que o mundo não tem jeito !

Sangue e lucro

Sangue e lucro

Pbl.

No próximo post: sugestões para as gravadoras desenvolverem o lado bom da democratização do audio-visual – e continuarem ganhando dinheiro!

Anúncios

19-09-09 - Posted by | blogs, Crônica geral, Mundo melhor, política

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: