Blógico!

Pensamento, cultura, artes, boas notícias

Sugestão carnavalesca

Sugestão

Com a volta do carnaval de rua a folia na Cidade Maravilhosa retomou sua verdadeira identidade. A brincadeira verdadeiramente popular e democrática toma conta do Rio e os blocos arrastam milhares de foliões que levam os sambas na ponta da língua. Porém o repertório carece de novidades. Apesar de o samba estar demonstrando incrível poder de renovação, não se pode dizer o mesmo do que está na boca do povo.

Por outro lado, novas marchinhas vêm sendo criadas todos os anos por conta do Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso, já em sua sexta edição, numa bela tentativa de resgatar esta tradição.

Para que as marchinhas não tenham apenas 15 minutos de fama em matérias na TV, para que elas sejam cantadas e lembradas, fica a sugestão: Firmar parceiria entre a Fundição, a Prefeitura e os mais de 400 blocos cadastrados neste carnaval de 2010, para em 2011 incluir no repertório da folia as marchinhas do próximo concurso – não só as vencedoras. Assim as canções vão sair dos estúdios, invadindo as ruas e os futuros carnavais (o que é seu principal objetivo).

Que tal?

Para não ficar só na sugestão, este post foi enviado por email para a Fundição, para a Prefeitura e para a Riotur.

P.S: Só espero que complicadores como direitos autorais não impessam a iniciativa – seria um absurdo anticarnavalesco não popularizar as marchinas, até porque isso alavancaria a venda do CD oficial.

Anúncios

18-02-10 - Posted by | Crônica geral | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: